Passeio realizado no dia 06/06/2016 com a turma do 5º ano
489
06/06/2016
Primeiro fizemos uma breve visita ao manguezal.
Nesta passagem por lá podemos aprender que os manguezais desempenham um importante papel como exportador de matéria orgânica para os estuários, contribuindo para a produtividade primária na zona costeira. Falamos um pouco de sua biodiversidade que faz com que essas áreas se constituam em grandes "berçários" naturais, tanto para as espécies típicas desses ambientes, como para outros animais que ali encontram as condições ideais para reprodução, eclosão, criadouro e abrigo, quer tenham valor ecológico ou econômico. E descobrimos que existem famílias que dependem deste recurso para manter seu sustento.
Aprendemos que destruição dos manguezais gera grandes prejuízos, inclusive para economia, direta ou indiretamente, uma vez que são perdidas importantes frações ecológicas desempenhadas por esses ecossistemas.
Em um 2º momento visitamos o Horto Suruí e identificamos lá algumas espécies de plantas( flora) importantes, as quais são objetos de nossos estudos no dia a dia ( pau- brasil, especiarias, plantas medicinais e etc..) e descobrimos algumas curiosidades sobre elas.