post-image

Significados dos Símbolos da Páscoa

 

 

Coelho: Embora não tenha um significado religioso direto, o coelho é frequentemente associado à Páscoa devido à sua alta taxa de reprodução. Ele remete ao conceito de fertilidade e nova vida, alinhando-se com os temas da celebração.

 

 

 

 

Ovo: O ovo é um símbolo antigo de renovação e fertilidade. Na Páscoa, ele representa o início de uma nova vida, simbolizando a ressurreição de Jesus Cristo. Pintados e decorados, os ovos também representam a alegria e a abundância que acompanham essa época festiva.

  

 

 

Cordeiro: Moisés sacrificou um cordeiro em homenagem e agradecimento à Deus pela libertação dos hebreus da escravidão no Egito. Também simboliza, do ponto de vista cristão, Jesus Cristo, que foi crucificado para libertar os homens de seus pecados.

 

 

 

 Sinos: são eles que anunciam, nas igrejas católicas, a ressureição de Cristo no domingo de Páscoa.

 

 

 

 

Círio Pascal: é uma vela acessa com as letras gregas "alfa" e "ômega" (início e fim). A luz da vela representa a ressureição de Cristo.

 

  

 

 

 

Colomba pascal: criado na Itália, é um pão doce em formato de pomba. A pomba simboliza a paz de Cristo e também a presença do Espírito Santo.

   

 

 

 
 
 
Pão e vinho: simbolizam o corpo e o sangue de Cristo. Jesus repartiu o pão e o vinho com seus discípulos na Última Ceia (Santa Ceia).